31 maio 2015

Marabá - Pará

Marabá - Pará

Bem, nestas férias ainda não tinha muita noção de onde eu iria, mas estava pensando em ir para Imperatriz no Maranhão, para visitar a Chapada das Mesas em Carolina - MA. Depois de pesquisar um pouco, descobri que existe um trem de passageiros da Vale, que sai de Paraopebas - Pará e vai até São Luís - Maranhão.

Achei bem interessante a ideia de pegar um trem desconhecido no sul do Pará até o litoral de São Luis - Maranhão. Pesquisando na internet, achei o site da Companhia Vale do Rio Doce, atualmente somente Vale: http://www.vale.com.br
onde constam mapas do roteiro e das passagens vendidas. Esta linha de trem começa na Serra dos Carajás no Pará e termina no Porto de Itaqui em São Luís - Maranhão. A linha de passageiros, começa em Paraopebas - Pará e termina no Terminal Ferroviário de São Luís - Maranhão. A viagem dura cerca de 16 horas e percorre 950 quilômetros.

Para maiores informações sobre os trens de passageiros é possível verificar no seguinte endereço:
http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/trem-passageiros/Paginas/default.aspx

Depois de escolher o roteiro, comprei passagens aéreas: Ida para Marabá - Pará, com conexão em Brasília e Volta de São Luís - Maranhão, também com conexão em Brasília. Parece que depois da reforma e ampliação do aeroporto de Brasília, o Brasil vai tentar transformar o aeroporto JK num HUB para os voos, já que Brasília fica bem no meio do Brasil. Vamos ver se isto vai conseguir desafogar os aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Peguei meu voo bem cedo em Guarulhos, com destino a Marabá - Pará. Sempre é bom escolher o primeiro voo do dia, pois é bem provável que avião já deve ter dormido no aeroporto e a possibilidade de ser o primeiro voo e muito grande, o que poderá evitar atrasos e cancelamentos de voos. Pegar um voo de tarde ou de noite aumentará muito a chance do voo atrasar.

Após fazer conexão em Brasília, pousei em Marabá por volta das 14 horas. O aeroporto de Marabá é pequeno. Quando o avião pousou e foi até o final da pista, quase foi necessário fazer manobra para voltar até o aeroporto, já que havia apenas uma pista, sendo necessário ir até o final para poder fazer o retorno e poder voltar pela mesma pista.

Foto 01 - Rio Tocantins - Marabá - Pará



Foto 02 - Rio Tocantins - Marabá - Pará
 
Foto 03 - Rio Tocantins - Marabá - Pará
 
Foto 04 - Atravessando o Rio Tocantins - Marabá - Pará
 
Foto 05 - Chegando na Praia do Tucunaré - Marabá - Pará
 
Foto 06 - Não é Tsunami, o bar é dentro da água - Praia Tucunaré - Marabá - Pará

 Foto 07 - Praia do Tucunaré - Marabá - Pará
 

 

 

 

 Foto 08 - Não é Tsunami, o bar é dentro da água - Praia Tucunaré - Marabá - Pará
 
 
Foto 09 - De volta a Marabá - Pará
 

 
Foto 10- Cruzando o Rio Araguaia Divisa Pará/Tocantins - Entrando no Bico do Papagaio - TO
 
Foto 11 - Região da Guerrilhas do Araguaia