Manaus - O Coração da Amazônia - Vilutis
Comecei minha viagem para Manaus em 09/01/11, no aeroporto de Congonhas em São Paulo, pegando um voo com escala em Brasília e troca de avião. O voo da companhia Gol sairia às 08:22h da manhã.
O melhor horário para pegar um avião é sempre no começo da manhã entre às 5 e 7:30 horas, já que a possibilidade de atrasos é bem menor, em virtude de aumentar a chance do voo ser o primeiro do dia daquele avião.
Outra vantagem de pegar um voo, no começo da manhã, é ter a possibilidade de chegar de dia em voos longos e bem de manhã em voos curtos, além de poder aproveitar o dia inteiro sem ter que pagar hospedagem, neste último caso.
Chegar de manhã em cidades grandes do Brasil tem a vantagem de, dependendo da cidade, poder pegar ônibus com maior segurança, economizando o dinheiro do taxi, já que os assaltantes não irão acordar às 6h da manhã para te assaltar (assim espero).
Na volta, tente pegar um voo no começo da noite, pois também poderá aproveitar o dia inteiro sem pagar mais um dia de hospedagem.
Foto 01 -Escala em Brasília e troca de avião.
Chegando a Manaus, fui no centro de informações pegar mapas da cidade. Descobri que os Táxis do aeroporto cobram 49 reais para ir até o centro. Consegui pegar um táxi, que não era do aeroporto, por 40 reais, se eu negociasse acho que conseguiria por 35 reais.
Apesar de ser caro, o trajeto é bem longo, se fosse de ônibus demoriaria 1 hora. Como ainda não sabia se Manaus era perigosa, preferi o táxi.
Depois de me instalar no albergue, fui dar uma volta na cidade. O albergue era bem no centro, cerca de 700 metros do Teatro Amazonas e a 10 minutos a pé do porto de Manaus.
Chegando na praça São Sebastião eu tomei um grande susto ao ver a beleza do Teatro Amazonas, além disso, como é possível ver abaixo na Foto - F04, a cidade está bem limpa, diferentemente de São Paulo.
O Teatro Amazonas foi construído em 1896 no auge do ciclo da borracha. Na época da ditadura, o teatro foi pintado de cinza pelos militares.
F02 - A primeira visão do Teatro Amazonas
F03 -A cúpula verde amarela é vista facilmente do Rio Negro
F04 - Uma Brejinha para refrescar
No dia seguinte fui ver o encontro das àguas dos Rios Negro e Solimões, cerca de uns 10 km do porto de Manaus.
O Rio Negro tem uma água com a coloração escura e o Rio Solimões tem uma colocação barrenta (F08).
Do Encontro das Águas surge o Rio Amazonas. As águas dos 2 rios se encontram, entretanto não se misturam devido a diferenças de composição, velocidade, densidade e temperatura.
Por vários quilômetros as águas dos 2 rios continuam separadas.
F05 - Primeira visão do Encontro das Águas
F06 - Rio Negro (esq.) e Rio Solimões (dir.)
F07 - O Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões forma o Rio Amazonas
F08 - Águas dos Rios Solimões (esq.) e Negro (dir.)
V01 - Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões
Visitei o Lago Vitória Régia, que é alcançado através de uma pequena trilha com pontes suspensas na época da seca e somente através de canoas na época de cheia.
F09 - Lago Vitória Régia
F10 - Lago Vitória Régia
F11 - Lago Vitória Régia
F12 - Lago Vitória Régia
F13 - Trilha Samaúma
Lindo.. estive no Lago Vitória Régia semana passada, é muito lindo, nao pode descer nessa arvore, pois esta cheio lá, mas é muito lindo!
ResponderExcluir