Eu já tinha ido anteriormente na Ilha de Cotijuba. Para chegar lá é necessário pegar um ônibus na frente da Basílica de Nazaré em direção a Icoaraci. O trajeto demora em torno de 50 minutos, sendo necessário pedir para descer no ponto, em que é possível pegar um barco para a Ilha de Cotijuba. A viagem de barco para Cotijuba dura cerca de 1h, com direito a ver várias casas de ribeirinhos pelo caminho.
O Nome Cotijuba significa "Trilha Dourada", em Tupi. A Ilha foi um Educandário (Foto 01), construído para abrigar menores infratores, a partir de 1933, quando a criminalidade em Belém aumentou enormemente, em virtude do declínio da extração da borracha. Junto com o Educandário foi instalado um presídio que abrigou presos comuns e presos políticos. Em 1977, o presídio foi desativado e os presos transferidos para Belém. Dizem que o último preso morreu em 2005, acabando de vez com o sofrimento desta ilha.
Foto 01 - Ilha de Cotijuba - Pará
O mais pitoresco fato desta ilha é que o transporte é feito em bondinhos, puxados por tratores (Foto 02, 03 e 04). Não há carros nem ônibus na ilha, somente, bikes, motos, tratores e charretes. Nos finais de semana esses bondinhos puxados por tratores ficam lotados de turistas de Belém, sendo necessário esperar os próximos para tentar subir e voltar para o porto.
Foto 02 - Trator na Ilha de Cotijuba - Pará
Foto 03 - Ilha de Cotijuba - Pará
Foto 04 - Ilha de Cotijuba - Pará
O melhor é cruzar na rua com outro bondinho puxado por trator na mão contrária (Vídeo 01).
Vídeo 01 - Passeio de Trator na Ilha de Cotijuba
Foto 05 - Transporte Público na Ilha de Cotijuba - Pará
Vídeo 02 - Trator na Ilha de Cotijuba
Nenhum comentário:
Postar um comentário