Cheguei em Santarém, depois de 28 horas de barco vindo de Manaus. Antes de conhecer a cidade peguei um táxi e fui direto para Alter do Chão, o Caribe Brasileiro. Depois de ficar alguns dias em Alter voltei para conhecer Santarém, que fica as margens do imenso Rio Tapajós.
Foto 01 - Aeroporto de Santarém
Segue abaixo, uma escultura tapajônica dos antigos ancestrais dos índios habitantes da região (Foto 02).
Foto 02 - Cerâmica Tapajônica
Em Santarém ocorre o encontro dos Rios Tapajós e o Amazonas. O Amazonas é mais barrento e marrom, enquanto o Tapajós é mais escuro. O Rio Amazonas tem maior velocidade que o Rio Tapajós, entretanto o Rio Tapajós é mais quente que o Rio Amazonas. Em virtude destas diferenças, as águas dos 2 rios, após o encontro, seguem por algum tempo lado a lado, sem se misturar.
Para ver de perto o encontro, fiz um passeio de barco que passaria na divisa dos 2 rios. O passeio começa no rio Tapajós (Foto 03), passando por uma conveniência flutuante onde é possível comprar refrigerante, cerveja e coisas para comer (Foto 04).
Foto 03 - Rio Tapajós - Santarém
Foto 04 - Conveniência Flutuante
Além da conveniência, o barco passa dentro de um igarapé para ver Vitórias Régias (Fotos 05), onde é possível tocar nelas e ver os espinhos (Foto 06), além de ser possível avistar vários ribeirinhos pescando (Foto 07), bem com casas abandonadas devido as cheias dos rios (Foto 08).
Foto 05 - Vitória Régia - Santarém
Foto 06 - Espinhos da Vitória Régia - Santarém
Foto 07 - Rio Amazonas - Santarém
Foto 08 - Rio Amazonas - Santarém
No final do passeio passamos pelo encontro das águas, onde é possível tocar na água e perceber a diferença de temperatura entre os dois 2 rios. O Rio Amazonas é mais barrento e frio que o Tapajós, enquanto que o Tapajós é mais escuro e tem menor velocidade. Na parte de baixo é possível ver o Rio Amazonas e na parte de cima é possível ver o Rio Tapajós (Foto 09).
Foto 09 - Encontro das Águas dos Rios Tapajós (escuro) e Amazonas (barrento)
Foto 10 - Encontro das Águas dos Rios Tapajós (escuro) e Amazonas (barrento)
Foto 11 - Encontro das Águas dos Rios Tapajós (escuro) e Amazonas (marrom)
Foto 12 - Rio Tapajós - Santarém
Foto 13 - Por do Sol no Rio Tapajós - Santarém
Vídeo 01 - Decolagem de Santarem - Pará
Foto 14 - Vista do Avião de Santarém para Belém
Após visitar Santarém, decidir ir de avião para Belém (Fotos 01 e 14), pois de barco demoraria cerca de 3 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário